Blog

Escrevi um livro, me tornei escritor? O que eu faço?

Escrevi um livro, me tornei escritor? O que eu faço?

Você sentou na frente do seu computador e bateu aquele momento de inspiração e se pôs a escrever. Quando viu, já tinha escrito um livro, tomou coragem e mostrou para outras pessoas a sua história e escutou palavras de incentivo, como, “Procura uma editora e publica isso que ficou legal!”

Geralmente o objetivo de um escritor é que as pessoas possam ler a sua obra. Se a sua intenção é esta, então saiba que o caminho é longo, mas o resultado pode ser muito benéfico e prazeroso.

Avaliando a editora

Um dos fatores mais importante, senão o mais importante é escolher qual o tipo de editora que você gostaria de trabalhar, a prestadora de serviço ou a comercial, isso também vai depender do tipo de perfil do escritor.

A editora comercial, no caso do seu livro ser aceito para a publicação, ganhará uma porcentagem sobre as vendas, não havendo a necessidade de pagar nada para isso.

Muitos são os escritores que gostariam de publicar o seu livro  através dela.  Porém, há uma seleção e uma fila de espera para ser avaliado. Nem todas as obras são aceitas, e a maioria delas serão descartadas. O escritor terá que mandar vários exemplares para diversas editoras, na esperança de que alguma delas venha a publicar o seu livro. Sendo um processo demorado e cansativo, exigindo muita paciência e tranquilidade do autor.

Já as editoras prestadoras de serviço, trabalham para você. Desta forma o autor fica responsável em absorver os custos pela edição, mais todas as etapas para a publicação da sua obra.

Este processo é mais rápido, pois o autor está diretamente envolvido em todas as etapas de publicação, tendo o seu livro em mãos com data marcada para a sua entrega. Deste modo não há filas de espera, muito menos a avaliação da obra. Após ter investido na produção do livro, todo o valor obtido com as vendas será seu.

Como se decidir pela editora que irá publicar o seu livro?

Agora que viu os tipos de editoras, este é o momento de escolher uma. Para isso, é importante que faça a avaliação de alguns pontos importantes:

- Qual o tipo de livro que a editora publica? O seu livro se encaixa no segmento que ela atua?

- É uma editora que reconhecida e renomada no mercado? Possui referências de outros escritores?

- Você conhece os produtos e publicações desta editora? Os livros são bem produzidos, isto é, possuem um bom acabamento?

- Pesquise sobre a editora, conheça a opinião de outros escritores, veja se há muitas reclamações e há quanto tempo ela atua no mercado.

- Caso venha a optar por uma editora prestadora de serviços, faça um orçamento para avaliar se você terá condições de arcar com o investimento, é importante saber das suas possibilidades financeiras para poder tocar o seu projeto.

- Vindo a optar pela editora comercial, veja quais os requisitos necessários exigidos para que possa enviar a sua obra para avaliação.

Participar da edição e publicação ou enviar para análise?

Se optou por uma editora comercial, organize todos os itens que são exigidos para avalição e faça o envio para várias delas. Anote a data do envio e de uma possível resposta por parte das editoras, sendo ela positiva ou negativa. Fique ciente que irá ficar nesta situação até que alguma aceite a publicar a sua obra.

Para quem optou por uma editora prestadora de serviços, já poderá seguir para as etapas de publicação do livro. Escolhendo a editora da sua preferência, leia atentamente o contrato, e acompanhe todo o processo. Como é o seu investimento, você terá a liberdade de participar e opinar diretamente em todas as etapas da publicação do seu livro.

Legal! Já está com o livro pronto? Agora foque na divulgação, pois o momento é de venda.

Qual o tipo de editora que você prefere, comercial ou prestadora de serviço? Fale com a gente e compartilhe a sua experiência conosco.

Mãos à obra e boa sorte!

Comentários

Deixe o seu Comentário